'Amazônia – de Galvez a Chico Mendes' é a próxima minissérie do VIVA


A história do Acre será contada em três partes

Tereza Seiblitz é Olguinha (Foto: CEDOC/TV Globo)

"Amazônia – de Galvez a Chico Mendes", é a próxima minissérie a estrear no VIVA! A minissérie, escrita por Glória Perez, narra a história do Acre, a última região a ser anexada ao território brasileiro. Durante muitos anos, o estado, antes boliviano, atraiu nordestinos e estrangeiros que deixavam suas cidades em busca de uma vida melhor através da extração do látex. A trama estreia no dia 24 de junho, às 23h15.
José de Abreu (Foto: CEDOC/TV Globo)José de Abreu é Firmino (Foto: CEDOC/TV Globo)

A minissérie é dividida em três fases. A primeira começa em 1899, no Acre, e mostra a vida nos seringais no período áureo da borracha, quando apenas a região era produtora do material e despertava o interesse do mundo inteiro. Nesse meio está o seringalista Firmino (José de Abreu), proprietário de um seringal próspero que atrai outros seringalistas. No entanto, o coronel monopoliza os produtos à venda no armazém e estabelece preços abusivos. Além disso, os seringueiros são obrigados a vender para o dono do seringal onde trabalham o látex que conseguem. A partir daí, tem-se a luta entre o coronel e os seringueiros, reivindicando seus direitos.
José Wilker  (Foto: CEDOC/TV Globo)Luiz Galvez (José Wilker) inicia movimento pela conquista do Acre (Foto: CEDOC/TV Globo)

Ainda na primeira fase, mostra-se a chegada de Luiz Galvez (José Wilker) em Manaus, onde abre uma casa notura, com a ajuda de uma amiga, frequentada pelos grandes coronéis da borracha. Através do cabaré, Galvez descobre que a Bolívia está prestes a arrendar a região do Acre a um consórcio anglo-americano e decide iniciar um movimento pela conquista do Acre.
Alexandre Borges e Milena Toscano (Foto: CEDOC/TV Globo)Alexandre Borges e Milena Toscano (Foto: CEDOC/TV Globo)

Enquanto isso, Plácido de Castro (Alexandre Borges), jovem militar gaúcho, decide tentar a sorte no norte do país, demarcando seringais na Amazônia.
Giovanna Antonelli também está no elenco (Foto: CEDOC/TV Globo)Giovanna Antonelli também está no elenco (Foto: CEDOC/TV Globo)

A segunda parte da minissérie tem início na década de 1940. A fase retrata o período de decadência da borracha e é contada através de tramas ficcionais. Com a plantação organizada das seringueiras na Malásia, o Brasil perde a liderança na produção e vê o preço do látex cair no mercado. Nessa segunda fase, toda a riqueza decorrente do ciclo da borracha estava distribuída desigualmente, o que acentuava ainda mais a diferença entre as classes dominantes e os seringueiros.

 A terceira fase da história se passa na década de 1980 e apresenta Chico Mendes (Cássio Gabus Mendes) adulto, a terceira figura emblemática na história do Acre. Preocupado com a exploração desenfreada da floresta amazônica e a precária situação dos seringueiros, Chico Mendes decide se organizar para lutar por mudanças. Além da desvalorização dos seringais, da exploração dos fazendeiros locais, que desmatavam as áreas para transformá-las em pastos de gado, a construção da Transamazônica também leva prejuízo para a região. Chico Mendes une seringueiros e índios em uma grande frente e desperta a revolta dos fazendeiros locais.
Diogo Vilela, Sheron Menezes e grandes nomes também estão na minissérie (Foto: CEDOC/TV Globo)Diogo Vilela, Sheron Menezes e grandes nomes também estão na minissérie (Foto: CEDOC/TV Globo)

A minissérie também conta com Vanessa Giácomo, Giovanna Antonelli, Tereza Seiblitz, Caio Blat, Jackson Antunes, Diogo Vilela, Milton Gonçalves, Sheron Menezes e grande elenco!

Comentários