Osmar Prado e Teresa Seiblitz falam de Tião Galinha e Joaninha, da novela 'Renascer'


Personagens de 'Renascer' denunciam as condições precárias de trabalho no Brasil

“Reviva” continua sua homenagem ao novo sucesso do VIVA, a novela “Renascer”. Depois deAntonio Fagundes e José Wilker, o programa recebe os atores Osmar Prado e Teresa Seiblitz, o casal Tião Galinha e Joaninha do folhetim de Benedito Ruy Barbosa. Os dois falam da importância dos personagens para suas carreiras e para a dramaturgia no dia 17 de novembro, às 22h45. 
Tião Galinha e Joaninha vivem de catar caranguejos no manguezal para vendê-los na beira da estrada. A história deles muda quando Tião resolve sair em busca do seu próprio pedaço de terra na zona das fazendas de cacau. Com a esperança de melhorar de vida, ele é influenciado pela história bem sucedida do coronel José Inocêncio (Leonardo Vieira/Antonio Fagundes). “A partir de um momento, ele [Tião Galinha] tem uma crise com esse estilo de vida, porque ele tinha uma personalidade mais poética, mais delirante, então ele olha aquela vida e desiste daquilo tudo. Tião Galinha e Joaninha têm uma briga horrorosa no manguezal, mas acabam se entendendo e resolvem ir pra um lugar grande, para a cidade”, conta Teresa.
Teresa Seiblitz (Foto: Viva)Teresa Seiblitz (Foto: Viva)
Osmar Prado destaca essa fase de mudança como uma das mais emocionantes na trajetória do personagem. “Quando o Tião abandona a profissão de catador de caranguejo e vai com a Joaninha pela estrada e acaba se empregando na fazenda do coronel, aí começa verdadeiramente o drama dele. Porque tudo o que ele deseja é um pedaço de terra”, explica.
O ator lembra ainda que Tião Galinha é a personificação de um problema real, da divisão de terra no país:“O Tião representa a trajetória dramática do próprio povo brasileiro. Eu acho que a questão da reforma agrária neste país ainda é traumática. Muita gente ainda morre no campo por conta disto. O Tião, dentro da ficção, é um representante desse drama e que, na sua ingenuidade, faz perguntas estonteantes que a própria igreja, representada pelos padres da novela, principalmente o padre jovem, não tem condição de responder”.
Osmar Prado (Foto: Viva)Osmar Prado (Foto: Viva)
Teresa Seiblitz também comenta o momento da morte de Tião Galinha na trama, uma cena que, segundo a atriz, mexe com ela até hoje. “A morte do Tião foi uma cena que, até hoje quando eu vejo, eu choro na mesma hora como eu chorei em cena. Eu me lembro que, quando eu recebi o capítulo, aquilo significava a saída do Osmar, que era o meu parceiro. E a saída do personagem era tão triste que eu ia lendo e chorando”, revela.
 

Comentários